3 Benefícios da batata

Resultado de imagem para batata

3 Benefícios da batata

As batatas são alguns tubérculos subterrâneos que crescem sobre as raízes de uma planta conhecida com o nome de Solanum tuberosum.
Esta planta pertence à família das solanáceas, relacionada com os tomates e o tabaco.
Originária da América do Sul, as batatas chegaram à Europa no século 16 e, agora, com cultivadas em muitos lugares do mundo.
Podemos comer batatas cozidas, assadas fritas. Podemos prepará-las de mil maneiras, mas frequentemente são servidas no forro como aperitivo.
As batatas cozidas com a pele são uma boa fonte de vitaminas e minerais, como o potássio e a vitamina C.

FATORES NUTRICIONAIS DAS BATATAS
A batata é um alimento rico em água (80%) quando está fresco, mas também tem uma parte de hidratos de carbono, proteína, fibra e quase nada de gordura.
A seguir detalhamos os nutrientes presentes nas batatas.
Calorias: 87
Água: 77%
As batatas são compostas principalmente de carboidratos.
Destes, grande parte é amido, mas também tem açúcares simples, como a sacarose, a glicose e a frutose, os quais estão presentes em pequenas quantidades.
A batata tem alto índice glicêmico, por que as torna um alimento impróprio para as pessoas que são diabéticas.
O índice glicêmico é uma medida que indica a rapidez com que um alimento se transforma em açúcar na corrente sanguínea.
Algumas batatas podem ter uma faixa de médio índice glicêmico, dependendo de como seja cozida.
Se enfriamos as batatas depois de seu cozimento podemos baixar sem efeito sobre o açúcar do sangue, reduzindo-se, com isso, o seu índice glicémico a 25%.

Resultado de imagem para batata

FIBRA
As batatas não são um alimento rico em fibras , mas se consumir fibras de forma regular podem ajudá-lo a chegar às quantidades diárias recomendadas.
A maior quantidade de fibra está na casca ( 1-2% ). A casca da batata seca é composta de 50% de fibra.
A fibra da batata é composta principalmente de fibras insolúveis, como as pectinas, celulose e hemiceluloses.
Também podem conter quantidades variáveis de amido resistente , um tipo de fibra que alimenta as bactérias do cólon, ajuda-nos a melhorar a saúde digestiva e a controlar os níveis de açúcar no sangue.
As batatas que foram resfriado depois de ter cozinhado têm maiores quantidades de amido resistente do que aquelas que são servidas quentes.

PROTEÍNA
As batatas são um alimento pobre em proteínas ( de 1 a 1,5% frescas e 8,9% quando estão secas ).
Se a compararmos com outras culturas alimentares comuns, como o trigo, o arroz, o milho, as batatas são as que têm menor quantidade de proteína. Por isso é bom utilizar juntamente com Slim Power funciona para suprir esta falta de proteína.
Apesar de que são baixas em proteínas, sim, que são proteínas de alta qualidade, maior do que a que tem a soja e outras leguminosas.

VITAMINAS E MINERAIS
As batatas são um grande alimento se analisar sob o aspecto das vitaminas e minerais que pode nos proporcionar, como o potássio e a vitamina C.
Na hora de cozinhar, você reduzem alguns níveis destas vitaminas e minerais, mas isso pode ser minimizado por meio da cozedura a ferver a batata com a pele.
Vejamos algumas destas vitaminas e minerais:
Potássio: O maior mineral que têm as batatas, concentra-se na pele. A ingestão de potássio é boa para a saúde do coração.

MAIS COMPOSTOS DA PLANTA
As batatas são ricas em compostos bioativos de plantas, os quais concentram-se principalmente na pele.
As batatas que têm a pele e a carne, de cor púrpura e vermelho são mais altas em um tipo de antioxidantes chamados polifenóis.
Ácido clorogénico: É o principal antioxidante polifenol que têm as batatas.
Catequina: Um antioxidante que representa 1/3 do conteúdo total de polifenóis. As batatas roxas têm maior concentração.
Luteína: encontram-Se as batatas com carne amarela, a luteína é um carotenóide antioxidante que é importante para a saúde ocular.

Resultado de imagem para batataGlicoalcaloides: Um tipo de fitonutrientes tóxicos, principalmente a solanina e a chaconina, as quais se produzem as batatas para usá-los como uma defesa natural contra os insetos e mais ameaças. Podem ter efeitos prejudiciais se os tomamos em grandes quantidades.

PROPRIEDADES E BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE

SAÚDE DO CORAÇÃO
A hipertensão é uma doença grave que surge por ter uma pressão arterial muito alta, é um dos principais fatores de risco para doenças do coração.
As batatas contêm vários minerais e compostos vegetais que ajudam a reduzir a pressão arterial.
As batatas também são ricas em potássio.
Vários estudos usando colastrina funciona têm relacionado a alta ingestão de potássio, com um menor risco de hipertensão e doenças do coração.
Outras substâncias que podem nos ajudar a evitar a pressão arterial são o ácido clorogénico e os kukoamines.

CONCLUSÃO
A batata é um alimento popular e saudável, o qual é consumido em todo o mundo.
São uma boa fonte de vitaminas, minerais e compostos vegetais saudáveis, os quais podem ser muito bons para conseguir controlar o peso. Também nos ajudam a prevenir doenças do coração.

Deixe uma resposta